Selo Kosher.png

Também denominados “ALIMENTOS NEUTROS” são isentos de carne, leite e derivados.


Grande crescimento no mercado, impulsionado principalmente por consumidores intolerantes a lactose, vegetarianos e veganos que procuram no selo Kosher Parve uma garantia de qualidade máxima.

O que é kosher?

Kosher ou Kasher significa "apropriado", "adequado".
 

Muitos perguntam qual é a diferença entre kosher e kasher e a verdade é que ambas as palavras têm o mesmo significado. A diferença na pronúncia está vinculada à região, sendo que no hebraico israelense se pronuncia kasher e nos EUA é muito utilizada a pronúncia kosher.

As leis de kashrut tem origem na Bíblia judaica (Torá) e do Talmude (coleção de livros que dá origem ao código de leis judaicas, inclusive sobre o comportamento alimentar).

Segundo consta nestes livros, uma série de alimentos ou misturas dos mesmos não podem ser consumidos pelo povo judeu.

Hoje em dia existem muitas informações disponíveis na web sobre a dieta judaica.

Com o passar do tempo surgem novos produtos e tecnologias. Contudo, a Bíblia é viva e podemos aprender nela sobre as novas tecnologias. Os Rabinos Legisladores nos definem como se pode utilizar as mais variadas tecnologias modernas e quais produtos estão de acordo com a norma da Torá.


O que é certificação kosher?

Todo o alimento para poder ser consumido pelos seguidores da Torá precisa ser kosher. Como saber se todo o processo de fabricação segue as normas da kashrut (sistema kosher)?
 

Para isto, surgiram as certificadoras kosher como o BDK do Brasil, que desempenham a tarefa de avaliação e certificação das indústrias alimentícias. Verificam os insumos e suas procedências, o processo de fabricação, assim como a eventual influência de outros produtos e linhas de produção dentro da fábrica.

Por que certificar?

As empresas hoje tem percebido que a certificação kosher amplia o número de clientes e proporciona maior aceitação no mercado em especial quando se deseja exportar o produto em especial a países como Israel, E.U.A., Argentina e outros países europeus onde é necessário ou bom ter certificação kosher.

Hoje há um aumento de consumo kosher ao redor do mundo. Estudos demonstram que o consumidor enxerga a alimentação kosher como uma alimentação de maior qualidade.

Além do mais a indicação "parve" em produtos kosher demonstra a ausência de carne ou leite no produto, o que abre o mercado para o consumidor vegetariano ou àqueles que tem certa intolerância à lactose. (Aqueles com forte intolerância, devem verificar se o produto é isento de traços de leite.)

A alimentação kosher não só atende a religião judaica como também acaba por atender preceitos da religião adventista ou mesmo é escolhida por aqueles que simplesmente buscam mais um selo de qualidade.